terça-feira, 13 de maio de 2008

João bolinha virou gente


Fragmentos

Da obra
João bolinha virou gente

Apresentação
Sabem quem sou? João Bolinha,
boneco desengonçado,
com quem brincar eu não tinha,
pois vivia desprezado.

Entre a turma tagarela
era um boneco prudente;
Um dia, que coisa bela!
Com a luz do sol, virei gente.

De boneco de bolinha
passei a ser menino,
mudou-se toda, todinha
a rota de meu destino.

Terei lucrado ou perdido?
Não lhe posso responder;
Depois de o livro ter lido,
Tudo você vai saber.

Que lhe sirva de lição
Esta simples vida minha;
Eis o que, de coração,
lhe deseja o João Bolinha.

“João Bolinha, olhando os livros, lamentava não conhecer as letras. Quantas histórias bonitas se encontravam naquelas páginas! Estava arrependido de ter virado menino. Por que não pediu que fosse transformado em homem, de uma vez, já sabendo ler?

Como era ruim ser menino de verdade! E por que menino não faz só o que quer? – pensava ele com suas bolinhas. – Que bom se eu voltasse a ser boneco! Mas, que engraçado! Quando eu era boneco, desejava ser menino, andar e falar como gente. Agora, que satisfiz minha vaidade, quero voltar a ser boneco. Que coisa! Nunca estamos contentes com o que somos [...].”

Fonte: www.descubraminas.com.br